16/12/2011

Tecnologia Tubliss

Postagem original da revista Pro está é apenas uma reprodução
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Sempre tive problemas com pneus furados e nas provas de enduro era sempre um dilema: andar com pneus com baixa calibragem e ser mais competitivo ou com pneus mais cheios e “brigar” com a moto? Porque uma calibragem correta é o segredo para uma boa tração.
O problema da menor calibragem é o risco de furar o pneu em pedras, já que na grande maioria das vezes o pneu fura por causa da pancada no pneu, que faz com que o aro “morda” a câmara de ar e faça um pequeno corte na mesma. Até com câmaras de ar de maior espessura eu furava o pneu. No Enduro do Ouro ao Diamante deste ano consegui furar o pneu nos dois dias de prova.
Uma opção interessante que apareceu no mercado foi o Tubliss, mas confesso que mesmo achando o sistema interessante, aguardei um pouco pra ouvir opiniões de outros pilotos e alguns comentários sobre o produto. Um dos pilotos que me deu ótimas referências do produto foi Renato Furmann “Jeca Jóia”, editor da revista ProMoto, que já utilizou o Tubliss aqui no Brasil e nas trilhas que fez nos EUA. Lá o Tubliss é bastante conhecido e muito usado por pilotos.
O sistema do Tubliss é bastante simples: é um tubo (com uma câmara de alta pressão) que é utilizado dentro do pneu, vedando o mesmo ao aro da motocicleta e eliminando a câmara de ar (veja a foto acima).  A câmara de alta pressão (a 110PSI!) do sistema Tubliss pressiona a borda do pneu com uma força muito maior contra a parede do aro, garantindo que o pneu sempre fique corretamente encaixado, aumentando a rigidez e estabilidade da roda como um todo e evitando vazamentos, já que o sistema veda o pneu ao aro. E a roda não tendo câmara de ar, a calibragem usada pode ser bem baixa, já que não há o risco de cortes na mesma e cortar um pneu é algo quase improvável. A única condição para se obter um bom resultado com o Tubliss é que o pneu seja mais duro, com boa rigidez lateral.
Instalação – O principal cuidado que se deve ter é na instalação, já que requer bastante cuidado para não danificar o sistema. Mas se requer cuidado, não quer dizer que seja complicado. É até bastante simples e no site tem até um vídeo explicativo. Quando se compra o Tubliss também vem um CD com vídeo explicando o processo de montagem.
Vantagens – As vantagens de se utilizar o Tubliss são muitas mas, além de se eliminar a câmara de ar e o risco de furá-la, destaco o baixo preço (a mesma faixa de preço do mousse, porém não requer cuidados como o mousse e dura muito mais – dura vários anos: Longa durabilidade sem custo de manutenção); possibilidade de se utilizar o pneu com baixíssima calibragem possibilitando muito mais tração (uso com 11 libras tanto no dianteiro como no traseiro); fácil montagem e desmontagem do pneu para trocas, já que o Tubliss não precisa ser removido na troca do pneu.

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