22/02/2012

Como surgiu o motocross

Na História Motocross temos de nos reportar à Inglaterra onde a pacata moda de passear pelo campo começou, andando entre árvores e pelo leito dos riachos. o que acabou gerando competições acirradas, uma corrida de velocidade em circuito fechado , em terreno acidentado, com buracos,inclinações, curvas e obstáculos dos mais diversos tipos, é praticamente uma arte que conta bem a História do Motocross.
    Nessa primeira fase, a História conta que, as provas eram pontuadas de acordo com o número de faltas cometidas pelos concorrentes em trechos controlados por fiscais. Isso ainda não era motocross. Insatisfeitos, os ingleses colocaram novas regras: O percurso passou a ser delimitado, transformando-se num circuito fechado e protegido do público, evitando maiores acidentes. Essa nova modalidade foi chamada descramble.Segundo relatos foi só partir de 1920, quando começou a ser conhecido na Holanda e Bélgica, é que o esporte ganhou o nome de motocross.
    No início, o cross era praticado com máquinas inglesas derivadas das motos de turismo de série, que embora modificadas, ainda eram muito pesadas e pouco ágeis.Relata a História do Motocross que foi um piloto inglês quem construiu a primeira motocicleta específica para a modalidade, uma moto esportiva. A primeira competição internacional foi na França, em 1939, mas por muito tempo o motocross não seria reconhecido internacionalmente como esporte. A partir disso, outras modalidades foram criadas, como o Motocross Madness.
   Supostamente o esporte surgiu em 1924, quando grupo de motoqueiros se reunia para andar fora das estradas.
na década de 30 ganhou força como esporte e se espalhou pelo mundo. com o passar dos anos e a melhoria na tecnologia da moto e dos equipamentos de segurança, as manobras se desenvolveram como as conhecemos hoje e o esporte ganhou o status de radical.
A distinção a mais comum entre máquinas dos motocross é sobre os motores, se é dois tempos ou quatro tempos. Originalmente (até o final da década de 1960) todas as motos eram quatro tempos, porém o motor de dois tempos evoluiu, tornado-se mais popular na década de 1970 até 2000. O motor quatro tempos voltou a ser utilizado por várias razões como: as legislações ambientais que atualmente tem grande expressão, já que o motor dois tempos polui mais o ambiente, a tecnologia dos motores quatro tempos também os tona mais duráveis. Sendo necessário menas manutenção. a Yamaha YZ 400 veio trazendo no final da década de 1990 o motor quatro tempos de volta depois disto. várias marcas começaram a reinventar além de gerar grandes conflitos nestes meados no início da década. Atualmente algumas marcas ainda continuam fabricando motos dois tempos (que tem lá suas vantagens) como mecânica mais simples e outros quesitos: por exemplo uma moto dois tempos tem mais força do que uma quatro tempos de mesma cilindrada.

Antigamente eram muito usados os motores 500cc dois tempos, com o avanço na área mecânica (que deixou os motores muito agressivos) e por várias outras questões os motores 500cc foram substituidos pela nova geração de motores 450cc quatro tempos.
E assim após desmitificarmos um pouco sobre este esporte podemos ter uma noção de como o motocross surgiu e o quanto ele tem a evoluir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário