27/09/2011

Diferenças entre crf 230 e cr 125 2t. saiba qual é melhor!



Honda Crf230F e Honda Cr125..de longe são duas motos bem parecidas: Ambas são usadas no Off-Road e são ótimas motos com a conhecida qualidade Honda.
Mas,observando mais de perto possuem uma diferença básica: Uma moto é 2 tempos e a outra é 4 tempos!
Muitas pessoas ficam em dúvida em optar por uma delas na hora de começar a praticar o Off-Road por terem praticamente o mesmo preço de aquisição :..R$10.000,00!
Para isso,o Ciclo2tempos resolveu comparar suas principais diferenças para tirar as suas dúvidas.Vamos abordar por tópicos:
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O quesito Motor:


"Ah,mas a Crf230F tem 105 cc á mais do que a Cr125..."
Não se engane com tal comentário, a CR125 é uma moto125 cilindradas de motor 2t com 38 cv enquanto que a Crf230F é uma 230 cilindradas de motor 4t, com potência de 19 cv.
Percebeu a diferença?Apesar de menor cc ,a Cr125 é bem mais nervosa!
A 230 foi desenvolvida com um sistema de motor que prioriza as baixas rotações.O resultado disso é um freio motor super forte!Ótima para trilhas!
Ela foi uma grande tacada no cenário do Off-Road nacional.É uma boa moto,leve e com ótimas respostas.
O motor 4 tempos refrigerado a ar de 223cc e cabeçote com duas válvulas com certeza não é uma referência em termos de potência bruta, mas foi desenhado para prover um bom torque em baixas rotações.
Enquanto isso a Cr125 se destaca por ser uma moto muito nervosa deixando muitas motos fortes como a Honda Tornado e Yamaha Dt200 para trás.
Apesar de ser uma moto125,ela possue um motor do tipo 2 tempos que desenvolve muito mais potência do que um de 4 tempos da mesma cilindrada por realizar a "explosão" da mistura ar/combustível mais rápido do que um motor 4 tempos.
Essa é uma característica natural nos motores 2 tempos:Menos ciclos do motor,consequentemente mais potência em menos tempo.
Ela é uma moto especial,seu pistão é forjado feito com materiais nobres e apto para altos regimes.
Contudo,podemos perceber uma diferença na "tocada" entre as duas na hora de andar:A Cr125 é mais arrisca:Ao acelerá-la, subitamente o motor libera um surto de potência quando atinge um giro mais elevado.
Vale frisar que ela não possue freio motor(características das 2 tempos) e possue uma resposta fraca em "baixa" rotação.
A Crf230F é uma 4 tempos e como toda,tem o motor mais "linear" ou seja,com o torque mais distribuído.
Assim, a 230 não tem os famosos "buracos" em baixa aceleração que os motores 2tempos tem.
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Suspensão e sistema de freios:

A Crf230 é uma moto muito boa porém nem se compara com a suspensão e os sistemas de freio da CR 125:
A suspensão dianteira da 125 é do tipo "Invertida"(UpsideDown)e a traseira conta com auxilio de gáz nitrogênio para incrementar a eficiência.Os 2 freios são á disco.
Já a CRf230F possui suspensão traseira Prolink convencional e suspensões dianteiras convencionais tambem.O freio é á disco somente na dianteira.
As Crf230F produzidas no exterior receberam disco na traseira mas infelizmente as versões Brasileiras ficaram com o famoso tambor.
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A manutenção

A CRf 230 é uma moto nacional, portanto tem suas peças com um preço um pouco menor e mais acessível por ser fabricada no Brasil.
Se a sua idéia for fazer trilha e andar com uma moto 0km eu particularmente compraria uma CRf 230F.
Mas se você quer uma moto com um pouco mais de potência e mais vocação para o motocross eu aconselharia a Cr125.A emoção de pilotá-la é maior!
A CR 125 talvez precisará de uma troca de pistão em uma certa altura do campeonato pois o motor 2 tempos tem a vida útil mais reduzida que os motores 4 tempos,
Não digo que isso aconteça com frequência,aliás não acontece.
Só estou frisando que o motor 2 tempos por naturalmente trabalhar em um regime maior tem seus componentes com a vida útil reduzida e pela lógica precisaram de uma manutenção mais cedo do que um 4 tempos.
A troca de pistão é um exemplo,talvez você nem precise fazê-lo.
Com a CRf230F você tem um motor 4 tempos de boa durabilidade e pode andar até fundir,oque demora muito.Isso claro,se você manter as trocas de óleo e toda a manutenção básicas em dia.
Na 125 na hora de por combustível você tem que colocar um óleo 2t de qualidade(portanto mais caro)para se misturar com a gasolina e pela quantidade isso encarece o abastecimento da moto.(Nada muito relevante)
Na Crf230F você apenas coloca gasolina.
A Crf230F tem as peças mais em conta.Quando a embreagem estourar por exemplo,você irá gastar menos doque com a 125.
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Resumo Geral:

A Cr 125 é uma moto muito boa.Seus freios são muito eficientes,suas suspensões são perfeitas e sua força é explosiva.
Ela é uma moto especial,seu motor é feito para altos regimes.
Seu ponto fraco seria basicamente o preço de peças e manutenção.As peças são mais caras por se tratar de uma moto importada.
A Crf230F é uma boa escolha também.Não tem a força que a Cr125 possui mais em contrapartida possue um motor desenhado para baixos giros formidável!
É uma moto produzida no Brasil com preço de peças um pouco mais acessíveis.
Portanto estão ai destacados as principais diferenças entre as duas.Na hora de adquiri-las você já sabe oque levar em conta.

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